Liberamos no mês passado a funcionalidade de envio automático de email através da qual o seu cliente recebe o PDF e XML da nota fiscal com uma mensagem padrão.
Como funciona?
Alternativa #1 - Habilite por padrão na empresa
Você pode habilitar o envio automático do email no cadastro da empresa emissora incluindo o parâmetro "enviarEmailCliente: true" ao criar ou atualizar a empresa.
Com essa opção habilitada toda nota fiscal autorizada pela prefeitura será enviada por email ao cliente.
O email inclui os dados do CNPJ emissor, discriminação e informações de identificação da nota, além de um link público que permite o download de seu PDF e XML (caso a prefeitura trabalhe com esse formato).
Na consulta da nota fiscal é possível saber se uma determinada nota fiscal foi enviada por email com sucesso, basta verificar o parâmetro enviadaPorEmail.
Alternativa #2 - Solicite o envio na emissão
Basta incluir o parâmetro "enviarPorEmail: true" na emissão de sua nota fiscal que seu cliente receberá automaticamente o email após a prefeitura autorizar a nota, independentemente da opção estar desabilitada no cadastro da empresa emissora.
E se a prefeitura já manda email?
O Gateway já sabe se sua prefeitura envia um email automaticamente após a autorização de uma nota e não envia o seu próprio email caso você tente, ainda assim, habilitar o envio de email automático no cadastro da empresa emissora.
Você ainda pode solicitar o envio de email durante a emissão da nota e, nesse caso, o Gateway fará o envio do email independentemente se sua prefeitura já envia email ou não.
Posso alterar o conteúdo do email?
Para continuar mantendo a simplicidade em tudo que fazemos optamos por, no momento, não permitir personalizações no conteúdo nem nos dados de envio do email.
Veja abaixo o layout e conteúdo do email:

Utilizamos a mesma infraestrutura de envio de email que a Uber, Spotify e Airbnb então fique tranquilo que o email será sempre enviado se o email do seu cliente for válido 🙂
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