Portal Desenvolvedor – eNotas Gateway
  • BASE DE CONHECIMENTO
  • BLOG

Comunidade

Fóruns disponibilizados para a interação entre nossos parceiros e nossa equipe.

Knowledge Base Archive/Fóruns/Suporte/Status da NFS-e

Status da NFS-e

status nota fiscal
  • 9 anos, 10 meses atrás Tecno
    Participante

Quais os possível status e motivoStatus de uma nota fiscal de serviço?

• 9 anos, 10 meses atrás Jonathan Souza
    Mestre

Segue abaixo os status:

• AguardandoAutorizacao -> Status inicial da nota
    • EmProcessoDeAutorizacao -> Indica que a nota já está em processo de autorização junto a prefeitura
    • Autorizada -> Indica que a nota foi autorizada pela prefeitura
    • Negada -> Indica que a nota foi rejeitada pela prefeitura, nesse caso no campo motivoStatus irá conter a mensagem de erro detalhada retornada pela prefeitura
    • EmProcessoDeCancelamento -> Indica que a nota está em processo de cancelamento junto a prefeitura
    • Cancelada -> Indica que o cancelamento da nota foi aceito pela prefeitura
    • CancelamentoNegado -> Indica que o cancelamento da nota foi negado pela prefeitura, nesse caso no campo motivoStatus irá conter a mensagem de erro detalhada retornada pela prefeitura.
  • 9 anos, 10 meses atrás Tecno
    Participante

Era isso mesmo. Muito obrigado.

• 9 anos, 9 meses atrás Tecno
    Participante

Jonathan, fui fazer um teste aqui com uma nota que está com o status de AutorizacaoSolicitada. Você não havia enviado esse status na lista acima. Olha como que ficou a minha consulta:

{“id”:”8204280c-c683-4db4-af05-4b4569d10000″,”tipo”:”NFS-e”,”idExterno”:”35″,”status”:”AutorizacaoSolicitada”,”motivoStatus”:null,”cliente”:{“tipoPessoa”:”F”,”nome”:”Vinicius Da Costa Couto”,”email”:”[email protected]”,”cpfCnpj”:”79549372324″,”telefone”:”3799558555″,”endereco”:{“uf”:”MG”,”cidade”:”Santo Ant\u00f4nio do Monte”,”logradouro”:”PRACA GETULIO VARGAS”,”numero”:”73″,”complemento”:”NULL”,”bairro”:”CENTRO”,”cep”:”35560000″}},”servico”:{“descricao”:”teste de descricao da nota fiscal 2″,”aliquotaIss”:2,”issRetidoFonte”:false,”codigoServicoMunicipio”:”1.02″,”itemListaServicoLC116″:”1.01″},”valorCofins”:0,”valorCsll”:0,”valorInss”:0,”valorIr”:0,”valorPis”:0,”valorTotal”:97}

• 9 anos, 9 meses atrás Jonathan Souza
    Mestre

Vinicius, esse status <strong style=”box-sizing: border-box; color: #4b4d4d; font-family: ‘Open Sans’, ‘Helvetica Neue’, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 22px;”>AutorizacaoSolicitada é um status intermediário que normalmente a nota fica apenas alguns segundos nele.

O fluxo de status nesse caso é o seguinte:

AguardandoAutorizacao -> AutorizacaoSolicitada -> EmProcessoDeAutorizacao

Na maioria dos casos você não vai nem ver notas com o status AutorizacaoSolicitada, no entanto como estamos com um problema na prefeitura de Belo Horizonte, as notas estão paradas aguardando o inicio do processo de autorização.

Já estamos resolvendo o bug e hoje mesmo já aplicaremos a atualização e as notas que estão pendentes irão ser autorizadas.

Participante

Há entendi agora como se dá o processo. Estava pensando que era algo que estava enviando de forma errado. Peço que me reporte aqui assim que for feito a atualização.

Participante

Jonathan, já foi aplicado a atualização? Pois ainda não estou conseguindo realizar a emissão, continua ficando no status de AutorizacaoSolicitada.

Mestre

Vinicius, ainda estavamos realizando alguns testes após a atualização, você consegue me confirmar se você recebeu uma notificação do webhook referente a nota fiscal de ID “5C7E94B7-EE09-4E1C-9F70-F2D8AAD00000”?

Participante

Dessa nota eu não sei pois eu gerei várias notas e exclui. No entanto eu recebi de outras duas notas, ambas foram negadas. Estou enviando o id e o motivoStatus.

ID: 0a8c49a5-37ee-42a9-8353-593e90d10000
    MotivoStatus: Código: E35 – Mensagem: Código de Tributação inexistente

ID: c03b908b-31a1-44bb-a147-377e51d20000
    MotivoStatus: Código: E35 – Mensagem: Código de Tributação inexistente

Seria aquele código do município que enviei em branco ou como null?

Participante

Acho que encontrei a solução desse erro e estou reportando aqui o link:

Link falando do que se trata o erro: http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/portal/index.php?content=avisos/index.php&data=20101001

Link com os códigos de tributação do município de Belo Horizonte: https://bhissdigital.pbh.gov.br/atde/pages/codigoTributacaoMunicipal.jsf

No entanto a nota que acabei de transmitir continuou negada, mesmo informando o código. Quando fiz a consulta recebi este retorno:

<span style=”color: #000000; font-family: ‘Times New Roman’; font-size: medium; line-height: normal;”>{“id”:”0d166042-9ef8-414f-bd3b-b3ac7fd20000″,”tipo”:”NFS-e”,”idExterno”:”41″,”status”:”Negada”,”motivoStatus”:”C\u00f3digo: E35\r\nMensagem: C\u00f3digo de Tributa\u00e7\u00e3o inexistente\r\n”,”cliente”:{“tipoPessoa”:”F”,”nome”:”Vinicius Da Costa Couto”,”email”:”[email protected]”,”cpfCnpj”:”79549372324″,”telefone”:”3799558555″,”endereco”:{“uf”:”MG”,”cidade”:”Santo Ant\u00f4nio do Monte”,”logradouro”:”PRACA GETULIO VARGAS”,”numero”:”73″,”complemento”:”Proximo a EM Waldomiro”,”bairro”:”CENTRO”,”cep”:”35560000″}},”servico”:{“descricao”:”teste de descricao da nota fiscal 2″,”aliquotaIss”:2,”issRetidoFonte”:false,”codigoServicoMunicipio”:”7319-0\/02-00“,”itemListaServicoLC116″:”1.01″},”valorCofins”:0,”valorCsll”:0,”valorInss”:0,”valorIr”:0,”valorPis”:0,”valorTotal”:100}

</span>E o que achei mais estranho foi que apareceu uma barra para esquerda.  O certo seria: <strong style=”font-size: medium; color: #000000; font-family: ‘Times New Roman’; line-height: normal;”>7319-0/02-00. Identifiquei no meu sistema e o mesmo enviou corretamente. Acredito que o sistema de vocês pode ter feito alguma conversão nesse caractere e enviou para a prefeitura com a barra para a esquerda. O que acham?

Mestre

Vinicius o código de tributação é específico de cada empresa, nessa caso da empresa de teste o código de tributação que deve ser usado é “<span style=”color: #000000; font-family: ‘Times New Roman’; font-size: medium; line-height: normal;”>010700188</span><span style=”line-height: 1.5;”>” e o item da lista de serviço “1.07“.</span>

Esses já são os valores padrão que são usados nessa empresa caso você chame a API sem informar esses dados, no entanto se você estiver justamente simulando quando os dados são informados diretamente na chamada da API ignorando os valores padrão, basta informar os 3 campos: “codigoServicoMunicipio”, “descricaoServicoMunicipio”, “itemListaServicoLC116”, conforme exemplo abaixo:

$nfeId = eNotasGW::$NFeApi->emitir($empresaId, array(

‘tipo’ => ‘NFS-e’,

‘idExterno’ => $idExterno,

‘cliente’ => array(

‘nome’ => ‘Fulano de Tal’,

‘email’ => ‘[email protected]’,

‘cpfCnpj’ => ‘23857396237’,

‘endereco’ => array(

‘uf’ => ‘MG’,

‘cidade’ => ‘Belo Horizonte’,

‘logradouro’ => ‘Rua 01’,

‘numero’ => ‘112’,

‘complemento’ => ‘AP 402’,

‘bairro’ => ‘Savassi’,

‘cep’ => ‘32323111’

)

),

‘servico’ => array(

‘descricao’ => ‘Discriminação do Serviço prestado’,

‘codigoServicoMunicipio’ => ‘010700188’,

‘descricaoServicoMunicipio’ => ‘SUPORTE TECNICO EM INFORMATICA, INCLUSIVE INSTALACAO, CONFIGURACAO E MANUTENCAO DE PROGRAMAS DE COMPUTACAO E BANCO DE DADOS’,

‘itemListaServicoLC116’ => ‘1.07’

),

‘valorTotal’ => 10.05

));

Participante

Agora deu certo Jonathan, a nota foi autorizada. No entanto não recebi o callback dessa autorização. O ID da nota é:  4487a88f-151b-4cbc-bac8-a5b6aad20000 e a mesma foi enviada para a API no seguinte horário 2015-09-25 23:10:49.

Conforme mostra a imagem desse link o meu último recebimento do call back foi realizado às 25/09/2015 07:13:23, ou seja, antes de eu enviar a a nota mencionada acima. Teria como verificar o porque não recebi este call back?

Mestre

Vinicius, reprocessei o callback aqui referente a esta nota e você deve ter recebido o mesmo agora.

Você consegue emitir mais uma nota de teste aí para verificarmos o fluxo completo (Autorização->Notificação do webhook) ?

Participante

Ok Jonathan, já fiz a emissão. O ID que gerou foi: 820b5693-29b5-4c8c-89e5-ac66afd40000

Agora uma sugestão que seria bem interessante é ter uma opção lá no webhook onde ele mostrasse além da data e da url do callback, qual é a nota referente àquele callback. Tipo teria lá na tabela as seguintes colunas: URL, ID E-NOTAS, TENTATIVAS, ULTIMA TENTATIVA e se possível no final ter um botão para eu re-enviar o callback manualmente, que ai eu mesmo poderia testar como está chegando esses dados.

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Posts recentes

• Qual o tamanho ideal para a logo que aparece na DANFE de NFe?
  • Código de serviço municipal nacionalizado
  • NFS-e Automática Sem Certificado em São Paulo e São Bernardo do Campo
  • Manaus adota NFC-e junto à NFS-e para prestação de serviço
  • Prefeituras oferecem desconto para quem pede nota fiscal de serviço

Categorias

API Atualização Certificado digital Conteúdo Nova prefeitura Sem categoria