-
Sou de Belo Horizonte e estou começando no enotas hoje. O intuito é usar apenas a API (enotas gateway), mas fiz o cadastro e fui criar as minhas 2 empresas pela interface mesmo. Logo no cadastro já surgiu a primeira dúvida quanto aos campos “Série”, “Número do RPS atual” e “Número do lote atual”.
No sistema que utilizo atualmente não precisei (ou não me lembro) de configurar esses valores. Ainda entrei no sistema de emissão de nota fiscal eletrônica de Belo Horizonte (BHISS) e também não consegui evoluir muito.
Conseguem me ajudar?
-
Se tratando da PBH o número do lote atual pode colocar 1.
Os campos série / número rps formam um par que identificam unicamente uma NFS-e.
O número de RPS é um sequencial que será gerenciado pelo Gateway e encaminhado à prefeitura para posterior conversão em nota fiscal eletrônica (o RPS 50 pode gerar uma NFe de número 100 – uma coisa não é obrigatoriamente ligada a outra).
Você emitia pelo próprio site da prefeitura ou utilizava um sistema automático que emitia via integração também?
Se você só emitiu pelo site da prefeitura pode colocar 1 no número de rps e a série fica a critério de seu contador. Se você utilizou um outro sistema dai é interessante buscar o último número RPS utilizado (pode ser visto no XML da última NFe emitida) e informar esse número +1 no campo “Número RPS atual”.
Veja se ficou mais claro.
-
Ficou claro Acaz. Aliás, só mais uma dúvida. Meu contador me sugeriu deixar Série A. Posso colocar A mesmo? Não teria problema pelo fato de não ser um número?
Usava o Conta Azul, consegui pegar o RPS de lá. E o Lote vou deixar 1 mesmo então.
Obrigado.
-
Pode sim.
De toda forma, quando formos liberar seu CNPJ faremos um envio de teste para validar que as coisas estejam certas.
Até logo!
Você deve fazer login para responder a este tópico.