Para simplificar ainda mais o processo, o Gateway administra automaticamente a Data de Competência.
Tanto é que o atributo para informar a data não fica exposto publicamente na API.
Mas sabemos que você pode querer especificar sua própria data de competência em determinadas situações, então entenda abaixo como ela funciona e como alterá-la.
Como o Gateway administra a data de competência?
Ao solicitar a emissão de uma nota fiscal de serviço ao Gateway, sem especificar uma data de competência, a plataforma utiliza o dia atual.
Caso a nota seja rejeitada pela prefeitura e você a retransmita logo na sequência – ou 1 semana depois – ainda sem especifiar nenhuma data, a competência da nota permanece a mesma que o dia da primeira tentativa.
Exemplo prático:
1- Solicitei a emissão de uma NFS-e no dia 01/07/2017
2- Prefeitura rejeitou a nota fiscal por conta do CEP inválido
3- Dia 07/07/2017 retransmito a nota corrigindo o CEP e sem especificar data de competência
4- A nota fiscal é emitida com a competência do dia 01/07/2017
Como personalizar a data de competência?
Basta especificar o atributo “dataCompetencia” seguindo o formato UTC (internacional).
Exemplo prático:
{
“ambienteEmissao”: “Homologacao”,
“dataCompetencia”: “2016-10-17T22:02:51Z”,
“cliente”: {
“tipoPessoa”: “string”,
“nome”: “string”,
“email”: “string”,
“cpfCnpj”: “string”,
“endereco”: {
“uf”: “string”,
“cidade”: “string”,
“logradouro”: “string”,
“numero”: “string”,
“complemento”: “string”,
“bairro”: “string”,
“cep”: “string”
},
“telefone”: “string”
},
“enviarPorEmail”: true,
“servico”: {
“descricao”: “string”,
},
“valorTotal”: 1.47
}
Desta forma o Gateway sempre utilizará a data de competência especificada, não importa o momento em que a solicitação de emissão for recebida.
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